terça-feira, 18 de outubro de 2016

Sintomas das doenças sexualmente transmissiveis

Sintomas de DST no homem

As doenças sexualmente transmissíveis no homem normalmente causam sintomas como coceira e secreção no pênis, aparecimento de verrugas ou feridas na região íntima e ardor ou dor ao urinar.
Para identificar esse tipo de doenças e prevenir complicações, os homens com vida sexual ativa devem ir pelo menos 1 vez por ano a uma consulta com o urologista, para que o aparelho reprodutor seja avaliado e as doenças sejam tratadas rapidamente.
Veja a seguir os sintomas causados pelas 7 principais DSTs que afetam os homens.

1. Candidíase

A candidíase é uma doença bastante comum entre homens e mulheres, e no sexo masculino ela causa sintomas como coceira, vermelhidão e dor no pênis, especialmente durante o contato íntimo, mas também comum que o homem não sinta nenhum sinais da doença, pois ela se manifesta principalmente quando o sistema imunológico está enfraquecido.
O seu tratamento normalmente é feito com pomadas que combatem o fungo que causa a doença e que devem ser receitadas pelo urologista. Veja mais sobre o tratamento aqui.

2. HPV

O HPV é causado pelo papiloma vírus humano e, no homem, o seu principal sintoma é o surgimento de verrugas no pênis, no escroto e no ânus, assim como na boca e na garganta nos casos em que houve contato dessas regiões com as secreções do parceiro.
No entanto, ir ao médico anualmente é importante porque essas verrugas podem não ser visíveis a olho nu, o que faz com que o homem transmita a doença para outras pessoas sem saber.

3. Herpes Genital

A herpes também é uma DST bastante comum, que costuma causar sintomas como coceira, dor ao urinar, mal estar geral, febre e surgimento de bolhas e pequenas feridas semelhantes a aftas na região íntima. Veja como tratar a herpes aqui.

4. Gonorreia

No homem, os sintomas surgem cerca de 1 a 3 dias após o contato íntimo com a pessoa contaminada, podendo aparecer dor ou ardor ao urinar, febre baixa, corrimento amarelado parecido com pus no pênis.
Além disso, quando há relações orais e anais também podem surgir dor na garganta e inflamação do ânus. Veja como tratar a gonorreia.

5. Clamídia

A clamídia normalmente se manifesta entre 1 a 3 semanas após o contato íntimo, causando sintomas no homem como dor ao urinar, corrimento no pênis e inchaço nos testículos.
Quando não tratada, essa doença pode causar inflamação nos testículos e infertilidade, por isso veja como fazer o tratamento aqui.

6. Sífilis

Os sintomas da sífilis dependem do estágio em que a doença está, mas normalmente os primeiros sinais no homem são o surgimento de feridas na região íntima que não doem, caroços no pescoço que causam dor, dor de cabeça, mal estar geral e febre. Veja os sintomas em cada estágio da doença.

7. AIDS

Os primeiros sintomas de AIDS surgem cerca de 21 dias depois da contaminação, e são febre, mal estar e dor de cabeça, sendo normalmente confundidos com uma gripe comum.
Apenas após cerca de 8 a 10 anos é que os sintomas desta doença voltam a surgir, sendo os mais comuns a febre alta persistente, dor de cabeça, emagrecimento rápido, cansaço, diarreia e manchas vermelhas na pele. Veja todos os sintomas e como fazer o diagnóstico da AIDS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário